Por que “o caminhante do céu?”

Sou feito do processo, da exploração.
E meu poder é organizar, equilibrar, curar.

Por que escolhi o nome “o caminhante do céu”? Prepare-se para uma breve história. Eu sentia que esse espaço/persona precisava nascer. E é tão difícil dar um nome para algo em estado germinal. Quando cogitei nomes, eu não podia garantir o que é, nem o que será, eliminando qualquer nome carregado de uma forma fixa, rígida.

A certeza que me guiava era que essa criatura-sem-nome seria um solo fértil para meus desejos, de uma jornada que eu sei que pode seguir uma linearidade absoluta, ou seu completo oposto – e se eu me conheço um ínfimo que seja, estou certo de que este último é o mais provável – uma jornada de bifurcações, repleta de atalhos, caminhos circulares e espiralados, com ruas sem saída, vias reformadas ou esquecidas, chão de terra batida e até caminhos sem chão.

Numa jornada onde a prerrogativa é um mergulho e entrega ao espiritual, a certeza é a incerteza, onde eu não posso afirmar sobre o futuro, apenas o que ele pode vir a ser, ou não ser. Que nome dar então? O meu próprio não me satisfazia – não que eu tenha qualquer problema com o meu nome – pois eu desejava algum que pudesse representar determinadas qualidades:

. a fluidez;
. a ideia de processo;
. a busca e a exploração;
. a harmonia e o equilíbrio;

Foi numa tarde, tomando chá com uma amiga, que tive o primeiro contato com o nome. Conversávamos sobre astrologia, sonhos lúcidos, trocas energéticas, relações intra e interpessoais, e a Rebeca me apresentou os kins. Os kins correspondem a nossa noção de dia, mas dentro do Tzolkin, o calendário divino dos antigos maias, uma matriz de treze colunas por vinte linhas, totalizando 260 dias (os kins).[1] Como o calendário gregoriano que nos orienta, o Tzolkin organiza os ciclos astrológicos do sol e na cultura maia acredita-se que regia os períodos de gestação das mulheres e o ciclo agricultural das plantações.

A Fundação Lei do Tempo é uma organização sem fins lucrativos fundada no ano 2000 responsável por organizar a matriz do Tzolkin no Calendário das 13 Luas. A crítica ao calendário gregoriano aponta a sua desarmonização do tempo, num calendário de doze meses irregulares, com os dias variando entre vinte e oito e trinta e um dias e nomes de meses que nem correspondem ao seu significado (pense como Novembro significa nove, mas é o mês onze).

Guiar-se por um calendário desregulado e sem sincronia, alterado diversas vezes devido a interesses políticos e econômicos, reflete na nossa percepção do tempo e gera uma visão mecanicista que ignora a frequência planetária, os ciclos e padrões do sistema solar. A astrologia, como o Tzolkin, procura repensar a realidade do tempo, ao harmonizar nossas vibrações com as da natureza.

Assim como seu dia do nascimento é um fato importante dentro da Astrologia, o mesmo se aplica no Calendário das 13 Luas. O dia do seu nascimento era regido por um kin específico, ou assinatura galáctica, uma energia especial que carregamos conosco desde o dia em que nascemos até a eternidade. Ele é a combinação de um Selo Solar com um Tom Galáctico. O Selo representa uma qualidade solar da energia daquele dia e o Tom introduz a forma como essa energia será manifestada.

Meu kin é o Caminhante do Céu Rítmico Vermelho.
Meu nome é o caminhante do céu.

Examino-me e parto
em busca do equilíbrio
para cruzar o horizonte
com harmonia

Sou feito do processo, da exploração.
E meu poder é organizar, equilibrar, curar.
Sinto que, enfim, abracei meu destino.

Quer saber seu kin? O site que foi minha referência para esta breve introdução sobre a Calendário das 13 Luas é o Tzolkin. Você também pode conferir com mais detalhes esse outro site incrível, o LightCenter, dica da minha amiga incrível que segue trazendo muita luz em todos os nossos encontros.


[1] TZOLKIN. Disponível em: < http://tzolkin.com.br/&gt;. Acessado em 8 mai. 2019.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close